O Centro de Estudos e Investigação sobre a Criança no Discurso Analítico está na gênese de uma rede de grupos de pesquisa constituída como a Nova Rede CEREDA (NRC) que visa orientar política e epistemicamente trabalhos de investigação em torno das questões surgidas na prática da psicanálise de orientação lacaniana com crianças, que tem por princípio devolver a palavra à criança, na sua condição de sujeito. No Brasil, os institutos alojam essas redes de pesquisa – em São Paulo, o CLIN-a é o instituto que aloja o núcleo do CEREDA: “Ciranda”, com reuniões que acontecem em São Paulo capital e em Ribeirão Preto.
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Ciranda (São Paulo)
- Coordenação: Camille Apolinário Gavioli e Raquel Diaz Degenszajn
- Horário: Quinzenal, quintas-feiras das 11:30 às 13:00
- Datas: 10/08, 24/08, 14/09, 05/10, 19/10, 09/11 e 23/11
- Modalidade: Presencial (São Paulo) e on-line
- Inscrição: nucleocirandasp@gmail.com
A criança bricoleur
O Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com a criança e o adolescente, Ciranda-SP, se constitui e se sustenta a partir de uma dupla inscrição: associado ao Instituto do Campo Freudiano na cidade de São Paulo – Clin-a – e à Nova Rede CEREDA, articulado a uma coordenação nacional sob a orientação do Instituto Psicanalítico da Criança, inscrito no Campo Freudiano.
O tema atual da NR CEREDA: “Pais exasperados – crianças terríveis” traz em seu texto de orientação, escrito por Daniel Roy, uma provocação: “É um título à altura da época, que não é um jargão hermético. Ele ressoa com uma realidade bem quotidiana no que diz respeito às relações dos pais e das crianças deste nosso século. Ele também nos diz respeito na medida em que estamos envolvidos nisso. Esse título nos convoca a seguir o fio do questionamento de Lacan no final de seu ensino” [1]
Qual é o princípio organizador da família? “Não é a família que está em crise, é a crise que se encontra no próprio fundamento da família”[2]. A ‘criança terrível’ aparece como um novo condensador de gozo. Há um mal-entendido entre os sexos, e tomar a perspectiva da família pode ser interessante para falar do que há de opaco e misterioso: o gozo. Roy propõe articular a família a 3 termos: transmissões, disfuncionamentos e equívocos. Sinaliza também que o traço de união expresso no título entre pais exasperados e crianças terríveis não se enquadra na dimensão da transmissão ou na disfunção, mas que ele “é esse traço do um-equívoco que sulca a família”[3]. Esse ‘Um-equívoco’ que, com Lacan, vamos interrogar ao longo deste ano.
A partir da conversação entre os participantes nos encontros regulares sustentados pela coordenação delineamos um eixo norteador cuja questão nos ilumina: qual é o lugar da criança na família e na cultura, como podemos pensar as novas inscrições do sofrimento da criança?
O analista tem que aprender a linguagem que é falada na família numa posição próxima da criança, procurando fazer legível o gozo, acompanhando a criança no deciframento das coordenadas do lugar que ocupa como causa de desejo e objeto de gozo, preservando o impossível. Desde esta perspectiva extraímos nosso traço na pesquisa que funciona como bússola para pensar a criança como bricoleur.
Portanto, se há algo que se consolida nesta orientação é o entendimento de que a política do tratamento analítico – e tomamos a clínica com a criança “como um lugar de vanguarda, de invenção para a psicanálise”[4] (tradução nossa) diz respeito ao sintoma e o modo como podemos ler aquilo que se escuta naquilo “que se diga”[5].
Bibliografia:
Lacan J., O Seminário, Livro 5, As formações do inconsciente, texto estabelecido por J.-A. Miller. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999
Lacan J., O Seminário, Livro 23, O Sinthoma, texto estabelecido por J.-A. Miller, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007
Lacan J., Le Séminaire, Livre 24, L’insu que sait de l’Une-bévue s’aile à mourre
Lacan J., O mal-entendido. In: Opção Lacaniana no 72, março de 2016
Lacan J., Os complexos familiares na formação do indivíduo. Outros Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003
Lacan J., Nota sobre a criança. In: Outros Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003
Laurent È., Institution du fantasme, fantasmes de l’institution, Les feuillets du Courtil, no 4, efin 1992
Miller J.-A., Assuntos de família no inconsciente. Extraído de Asephallus, Revista eletrônica do Núcleo Sephora, v. 2 no 4, maio a outubro, 2007
Miller J.-A., Préface. In L’inconscient de l’enfant. Du symptôme au désir de savoir, Bonnaud H., Paris, Navarin / Le Champ freudien, 2013
Miller J.-A., Piezas Sueltas, Buenos Aires: Paidós, 2013
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Ciranda (Ribeirão Preto)
- Coordenação: Cristiana Chacon Gallo
- Horário: Quinzenal, sextas-feiras das 20:30 às 22:00
- Datas: 04/08, 18/08, 01/09, 22/09, 06/10, 20/10, 10/11 e 24/11
- Modalidade: Presencial (Ribeirão Preto) e on-line
- Inscrições: cristiana_gallo@hotmail.com
O Núcleo CIRANDA-RP apresenta-se como um dos Núcleos que compõe a Nova Rede CEREDA Brasil que neste momento dedica-se a temática “Sobre a sexuação: a criança e seus pais”.
Desta pesquisa, o Núcleo extraiu o seu traço particular de interesse, nomeando-o como “A criança, seu gozo e os significantes do Outro”.
A pesquisa tem avançado a partir do estudo teórico e da leitura dos casos clínicos que trazem elementos para avançar em nossas questões, ao mesmo tempo em que permite avançar em relação a própria clínica com crianças e adolescentes – a clínica nos ensina ao mesmo tempo em que nos permite avançar na direção do tratamento a que nos propomos.