Curso: ELUCIDAÇÃO DA CLÍNICA – DISCIPLINA 3: O que é gozo para a psicanálise?
Eixo do semestre: Lógica do corpo e do gozo
- Coordenação: Paula Caio de Carvalho e Paola Salinas
- Horário: Quintas-feiras das 20h30 às 22h30
- Modalidade: Presencial e on-line
- Carga horária: 8h por disciplina
Neste curso serão abordados temas relativos à especificidade da psicanálise lacaniana em relação ao sintoma, a interpretação, a transferência e o corpo. A psicanálise de orientação lacaniana é constituída em sua base pelo sintoma, levando em consideração suas duas vertentes: de um lado, a vertente de mensagem endereçada ao Outro enquanto cifra de onde emerge a posição do sujeito extraída pela função da fala. De outro, a vertente de gozo contida no sintoma que deverá ser “reduzida” para que o “intratável” seja circunscrito pela palavra mais além do sentido. Logo, a noção de sintoma implica a própria política do tratamento, não desprezando a tática e a estratégia aí contidas. Nesse sentido, a elucidação conceitual, de transferência, interpretação e objetos se faz necessária para circunscrever tanto a própria noção de inconsciente que sofre um deslizamento de Freud à Lacan, quanto ao que opera no nível clínico.
O aluno poderá cursar uma ou mais disciplinas, sendo cada uma composta por 4 aulas de 2h cada e oferecidas na modalidade on-line e presencial (vide polo de transmissão). Além dos responsáveis, outros professores poderão ser convidados e outras referências bibliográficas indicadas.
DISCIPLINA 3: As dimensões do trauma
Responsável: Cássia Maria Rumenos Guardado
Datas: 26/09, 10/10, 24/10 e 14/11
Cidade de transmissão: São Paulo
Bibliografia:
Lacan, J. (1964) O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. Capítulos IV e V.
Miller, J.-A. Elementos de biologia lacaniana. Belo Horizonte: EBP, 2001.